Friday, March 20, 2009

Millonários falidos


O futebol colombiano é relativamente bem conhecido pelos bons apreciadores do futebol, diria que depois da Argentina é o futebol mais recordado pelos brasileiros (da minha geração) na América do Sul, e tudo isso graças a seleção de 1994... Eu quando criaça adorava pegar a seleção da Colombia e jogar no "International Super Star Soccer" de meu SNES. Memorável seleção de:

Córdoba, Escobar, Fred Rincon, Asprilla, Valderrama, Aristizabal, Valencia e outros menos famosos.

Seleção de 94 considerada favorita a copa do mundo por ninguém menos que Pelé, seleção que goleou a Argentina em pleno Monumental de Nuñes por 5 a 0 em um jogo NÃO amistoso e essa mesma seleção que AMARELOU. Com um gol contra de Escobar, obviamente sem querer, a Colombia foi eliminada da primeira fase da copa daquele ano. O saldo foi o assassinato de Escobar pelo Cartel de Medellin logo depois como represália ao fracasso no mundial.

O futebol colombiano foi grande, mas seu sucesso muito foi influenciado pelo dinheiro do Narcotráfico, tanto é que alguns jogadores antigos, como Rene Higuita e Fred Rincon, já foram presos por estarem associados ao Narcotráfico. Na década de 80 e 90 o dinheiro das drogas era lavado no futebol, fazendo com que os times tivessem muito dinheiro. Quem não temia América de Cali, Nacional de Medellin na libertadores e quem não lembra do fenomeno Once Caldas?

Mas o mais curioso pra mim foi me deparar com um time chamado Millionarios (time esse patrocinado pela Pepsi). O Millionarios é o maior time da Colombia, o maior campeão local, revelou jogadores como El Pibe Valderrama, foi dominado pelo tráfico nos anos 80 e 90, mas hoje é o igual ao Corinthians de 2007, uma piada, de mal gosto. Só leva fumo. E muito dessa situação é ocasionado pela associação com o narctotráfico. As cores do Millonarios são o azul e branco, foi fundado em 1937 e chegou a 4 semifinais da Libertadores em 14 participações. Hoje, Millonários, o maior time da Colombia, um dos dois times de Bogota (o outro chama-se Santa Fe) é o lanterna do campeonato Colombiano, não tem estrelas, nem tem jogadores e vive sob uma crise que nem Ronaldo pra salvar.

Quem tiver interesse pode olhar Link sobre a história do time: http://es.wikipedia.org/wiki/Club_Deportivo_Los_Millonarios

Sábado tem classico, Santa Fe e Millonarios, eu vou tentar ir ver o Azul Celeste tentar se desafogar um pouco.

1 comment:

Rodrigo Noronha said...

Sensacional amigo! Que bom que vc retornou o blog! Adorei os 3 ultimos anos! Vou usar tb pra re-ativar o meu blog que a muito tempo nao escrevo.... Abracao e beijo no seu coracao!, Carioca